IDEALIZAÇÃO E EXECUÇÃO
Bibliotecária negra, mestra e doutoranda em Ciência da Informação, Franciéle Garcês criou a página Quilombo Intelectual visando informar às pessoas sobre as questões étnico-raciais, de gênero e direitos humanos.
Em sua trajetória acadêmica e pessoal, busca visibilizar as populações negras e sua intelectualidade e, por isso, utiliza sua profissão para promover o acesso à informação para pessoas interessadas nos temas-foco do Quilombo Intelectual, além de visibilizar as produções de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+.
Seu trabalho no Quilombo Intelectual envolve desde a busca, recuperação e divulgação de materiais bibliográficos sobre os temas-foco; elaboração das artes personalizadas para cada texto divulgado e gerenciamento das páginas do facebook e instagram, além do site.
Apesar de realizar tal trabalho, sempre utiliza o "nós" em todas publicações do site e página. Isso acontece, pois Franciéle entende que a partir do momento em que se reúne o pensamento emancipatório, antirracista, antihomofóbico, antisexista e antifascista de várias pessoas em um só lugar, todos se tornam em um só: o QUILOMBO INTELECTUAL.
Espera que a partir da informação as pessoas possam pensar criticamente, (re)conhecer sobre sua ancestralidade, fortalecer a identidade negra, exercitar a alteridade e o respeito à diversidade que habita em cada um(a).