top of page
Entrvistas

Racismo e ressentimento dos brancos pobres

O filósofo do direito Silvio Almeida, responsável pela revisão técnica do livro "A nova segregação: racismo e encarceramento em massa", de Michelle Alexander, reflete neste segundo vídeo sobre o livro sobre a delicada e necessária questão do ressentimento dos brancos pobres frente às políticas de ações afirmativa. Para ele, o livro, escrito antes da eleição de Donald Trump, fornece um instrumental precioso para compreender como sua campanha logrou mobilizar um sentimento de ressentimento entre as classes baixas brancas (o chamado "white trash"). Além de profética, a análise serve de poderosa advertência para pensar a realidade atual. Vídeo de 6 minutos.

Fonte: TV Boitempo

Racismo Estrutural

O filósofo do direito e presidente do Instituto Luiz Gama, o Prof. Silvio Almeida, autor de "Sartre: direito e política" destrincha didaticamente o conceito de racismo estrutural neste depoimento à TV Boitempo. Vídeo de 10 minutos.

Fonte: TV Boitempo

Racismo Estrutural

Maria Sylvia, presidente do portal Geledés, e Helena Teodoro, voluntária Instituto de Filosofia e Ciência Sociais - IFCS, explicam como o racismo se estruturou no Brasil, durante e após a escravidão, e como a imagem do negro foi associada à vadiagem, ao subalterno, ao sujo. Não à toa, as tarefas mais árduas, as piores remunerações e as formas mais cruéis de castigo ainda são reservadas aos pretos. Participantes: Maria Sylvia de Oliveira, Advogada e Presidente do Geledés; Helena Teodoro, Primeira doutora negra do país e Voluntária do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS.

Fonte: Canal Preto

Racismo Estrutural

O jurista, professor e presidente do Instituto Luiz Gama, Silvio Almeida, autor do livro "Racismo Estrutural" concede entrevista à Lilia Schwarcz. Vídeo de 16 minutos.

Fonte: Lili Schwarcz

Racismo Recreativo

Adilson Moreira, escritor do livro "Racismo recreativo" e professor doutor pela Universidade de Harvard, e Nina Fola, Mestranda em Sociologia e Cantora, explicam como o humor pode servir como política de hostilidade étnico-racial - seja em casa, na escolar e, sobretudo, no ambiente de trabalho. Além disso, falam sobre a pequena representatividade negra no judiciário e como ela impacta nas decisões sobre racismo. Participantes: Adilson Moreira, Escritor e Professor Doutor pela Universidade de Harvard em Direito Antidiscriminatório e Nina Fola, Mestranda em Sociologia e Cantora. Vídeo de 5 minutos.

Fonte: Canal Preto

bottom of page